Isaac

Isaac era filho de Abraão e Sara, o segundo dos grandes patriarcas hebreus. Ele foi o único patriarca bíblico cujo nome não foi mudado e também o único que não deixou Canaã. Seus pais eram já velhos quando o geraram. Deus, para por a fé de Abraão à prova ordenou-lhe que sacrificasse Isaac, mas um anjo o salvou no momento derradeiro. Quando Isaac tinha 36 anos, Abraão mandou que o seu servo Eliezer saísse para lhe trazer uma esposa. Foi quando ele conheceu Rebeca. Dessa união nasceram dois filhos: Esaú e Jacó.
Isaac viveu no Sul da Palestina; depois, mudou-se para Gerar e, por ordem de Deus, encaminhou-se para o Egito. Viveu em Bar-Sheba, onde era hostilizado pelos filisteus. Mais tarde retornou a Hebron, na Palestina, onde faleceu aos 180 anos de idade.
O sacrifício de Isaac, de acordo com o simbolismo bíblico de exegese e da antiga arte cristã, não significa só a morte de Cristo, mas a salvação do homem libertado por Jesus. Orígenes consagra-lhe uma homília, a n. 8 sobre o Gênesis, que nutriu gerações de exegetas e espiritualistas. Não contente em pôr em evidência o trágico conflito que se desenrola na alma do patriarca, entre o amor paterno e a obediência a Deus, encerra um tópico para o significado espiritual de Isaac como figura do Cordeiro de Deus. Mostra a força edificante de um texto histórico.
As circunstâncias do seu sacrifício o aproximam de Cristo em sua paixão: o pai consente no sacrifício de seu filho que não opõe resistências; o próprio filho leva a lenha do sacrifício.
O nome Isaac (ou Isaque) é uma transliteração do termo hebraico que significa, literalmente, “Ele ri” ou “vai rir”. De acordo com a narrativa bíblica, Abraão caiu sobre seu rosto e riu quando Elohim (Deus) comunicou a notícia do nascimento de seu filho, pois ele e Sara eram idosos. Mais tarde, quando Sara ouviu três mensageiros do Senhor renovar a promessa, riu-se consigo pela mesma razão. Sara, entretanto, negou que o tivesse feito quando Deus questionou Abraão sobre isso.

Nascimento
Foi profetizado ao patriarca Abraão que ele teria um filho e que seu nome seria Isaac. Abraão tinha 100 anos quando seu filho nasceu de sua primeira esposa, Sara. Embora fosse o segundo filho de Abraão, foi primeiro e único filho de Sara.
Pertencendo à casa de Abraão, Isaac foi circuncidado no oitavo dia de seu nascimento, a fim de estar em conformidade com a aliança do Senhor.
No dia em que Isaac foi desmamado, Sara viu Ismael zombando e pediu ao marido que banisse Agar e Ismael, para que Isaac fosse seu único herdeiro. Abraão estava hesitando, mas ouviu o pedido de sua esposa.

Sacrifício de Isaac
De acordo com o livro do Gênesis, Sarah concebeu Isaac aos 90 anos e morreu aos 127, pouco antes de Abraão chegar com Isaac da viagem em que ele tinha sido oferecido em sacrifício. Isaac teria de 37 anos de idade. Seu pai Abraão o levou ao monte Moriá. Pela palavra de Deus, Abraão edificou um altar e ofereceu seu filho como sacrifício. Ele amarrou Isaac no altar e sacou uma faca para matá-lo, mas no último momento um anjo de Deus o impediu. Abraão viu um carneiro preso a um espinheiro e o sacrificou no lugar de seu filho. Este episódio serviu como um teste de fé e de obediência de Abraão em Deus e não como um sacrifício real.

Vida em família
Quando Isaac chegou aos 40 anos, Abraão enviou Eliezer, seu mordomo, até a família de seu sobrinho Beturl, na Mesopotâmia, para encontrar uma esposa para Isaac. Eliezer escolheu Rebeca. Após muitos anos de casamento, Rebeca ainda não tinha dado à luz e acreditava-se ser estéril. Isaac orou por ela instantemente e ela concebeu. Rebeca deu à luz a gêmeos, Esaú e Jacó. Isaac tinha 60 anos de idade quando seus dois filhos nasceram. Isaac favorecia Esaú e Rebeca favorecia Jacó.

Primogenitura
Isaac envelheceu e ficou cego. Chamou seu filho Esaú para ele apanhar alguma caça, a fim de receber sua bênção. Enquanto Esaú estava caçando, Jacó, depois de ouvir o conselho de sua mãe, enganou seu pai cego passando-se por Esaú e, assim, obteve a bênção de seu pai, de tal forma que Jacó tornou-se herdeiro principal de Isaac. Esaú foi deixado numa posição inferior. Isaac enviou Jacó à Mesopotâmia para escolher uma mulher de sua própria família. Depois de 20 anos trabalhando para Labão, Jacó voltou para casa e reconciliou-se com seu irmão gêmeo. Posteriormente, ele e Esaú enterraram seu pai. Isaac morreu com 180 anos de idade.

referência:
wikipedia