Milagre Eucarístico de Orvieto -1263
No ano de 1263, o Pe. Pedro de Praga, natural da Boemia, Alemanha, que também tinha dúvidas sobre a veracidade da transubstanciação presenciou um milagre. Durante uma viagem que fazia a cidade Italiana de Bolsena, ao celebrar a Santa Missa na tumba de Santa Cristina, no momento da consagração viu escorrer sangue da Hóstia Consagrada banhando o corporal e os linhos litúrgicos.
Ao saber do ocorrido o Papa Urbano IV, manda de Orvieto a Bolsena o Bispo Giacomo para analisar o ocorrido e levar até ele as relíquias.
Ao saber que o bispo estava chegando, o Pontífice foi de encontro, até a ponte do Rio Claro, hoje atual Ponte do Sol, que levava para Orvieto o linho manchado do Sangue de Cristo, e mostrou a população da cidade.
E no dia 19 de julho, o Papa junto com alguns cardeais e uma multidão de fiéis, fizeram uma solene procissão pelas ruas da cidade com o corporal manchado com o Sangue de Cristo, sendo esta a primeira procissão da festa de Corpus Christi que se tem notícia.
Ao presenciar o ocorrido, o Papa emite a Bula Transiturus de hoc mundo, em 11/08/1264, quando instituía para todo o cristianismo a Festa em honra ao Corpo de Cristo, a ser celebrada na quinta-feira após a oitava de Pentecostes.
Sendo São Tomas de Aquino, encarregado pelo Papa para compor o Ofício da festa denominado Lauda Sion (Louva Sião).
Desde então, no domingo após a Festa de Corpus Christi, acontece na cidade, uma procissão que segue pelas ruas principais com a Reliquia do Milagre que levada dentro de um precioso relicário conduzido por 400 figurantes vestidos tradicionalmente com roupas da época.
Referências:
http://www.agnusdeigyn.com/milagres/CorpusChristi.htm
http://www.bibliacatolica.com.br/blog/espiritualidade/10-milagres-eucaristicos/#.UrBUlvRDt-Y