Milagre Eucarístico de Santarém – Portugal (1247)
Tão conhecido como o Milagre de Lanciano, o Milagre Eucarístico de Santarém aconteceu em 16 de fevereiro de 1247, na cidade Portuguesa do mesmo nome, que fica a 65km de Lisboa.
Conforme documento do ano de 1346, emanado pelo Rei Afonso IV, no dia 16 de fevereiro de 1266, em Santarém, – freguesia de Marvila (Portugal), – uma jovem de nome Euvira, que sentia muito ciúmes de seu marido Pero Moniz procurou uma feiticeira para que a ajudasse. A feiticeira prometeu resolver a situação contanto que, ela fosse à igreja e roubasse uma Hóstia consagrada para fazer um feitiço.
Para obter a Hóstia, a mulher fingiu-se de doente e enganou o padre da igreja de S. Estevão, então, assim que recebeu a Hóstia, sem com que o padre percebesse e escondeu-a num lenço de linho, que imediatamente se manchou de Sangue. Aterrorizada, correu à sua casa para ver o que tinha acontecido e viu, maravilhada, que o Sangue saia da Hóstia. Atordoada, a mulher guardou a Partícula dentro de um móvel do seu quarto, mas à noite, um facho de luz saiu do móvel e tudo ficou iluminado como se fosse dia; o marido vendo isso começou a perguntar à esposa o que estava acontecendo e ela se viu obrigada a contar tudo.
No dia seguinte, o casal informou tudo ao pároco, que foi à casa deles para pegar a Hóstia e levá-la de volta à igreja de Santo Estevão. Organizou-se uma solene procissão, formada por muitos religiosos e leigos, para acompanhar o regresso da Hóstia à igreja. A Hóstia sangrou durante três dias consecutivos e foi colocada num magnífico relicário feito com cera de Abelhas.
Varias investigações eclesiásticas foram feitas durante 750 anos. As realizadas em 1340 e 1612 provaram a sua autenticidade. Em 5 de abril de 1997, por decreto de D. Antonio Francisco Marques, Bispo de Santarém, a Igreja de S. Estevão, onde está a relíquia, foi elevada a Santuário Eucarístico do Santíssimo Sangue.
No ano de 1340 verificou-se outro Milagre: quando um sacerdote abriu o Tabernáculo, viu que o Copão de cera estava despedaçado, e que um Copão de cristal tinha tomado o seu lugar, sendo que o Sangue estava ali dentro, misturado com a Cera.
Hoje, a Sagrada Hóstia está guardada num Trono Eucarístico do século XVIII sobre o Altar maior. A igreja de Santo Estevão é atualmente conhecida como o Santuário do Santo Milagre.
Os Papas Pio IV, São Pio V e Gregório XIV concederam Indulgência Plenária a quem visitasse as preciosas relíquias do Milagre Eucarístico de Santarém, que ainda podem ser vistas na igreja de Santo Estevão, também chamada Igreja do Santíssimo Milagre.