O Sermão da Montanha

 

Chamamos de Sermão da Montanha, a mais famosa pregação de Jesus, onde Ele, reunido com uma multidão, Jesus deu ao povo orientações de moral e conduta cristã, princípios que influi aos ouvintes a busca por viver o reino de Deus.

EVANGELISTAS
LIVROS SÃO MATEUS SÃO LUCAS
CAPÍTULOS 05-07 6,20-49.

As bem-aventuranças estão no coração da pregação de Jesus Cristo. O seu anúncio retorna as promessas feitas ao povo eleito, desde Abraão. A pregação de Jesus completa-as, ordenando-as, não já somente à felicidade resultante da posse duma tema, mas ao Reino dos céus. (CIC 1716).

No Sermão da Montanha, Jesus normatiza os princípios de vida para toda a humanidade, a base de seus ensinamentos são lançadas neste discurso complementar que visa aperfeiçoar as leis: “Não pensei que vim abolir as Leis ou os Profetas. Não Vim abolir, mas completar.”  São Mateus 5, 1 – 12.

 As bem-aventuranças retratam o rosto de Jesus Cristo e descrevem-nos a sua caridade: exprimem a vocação dos fiéis associados à glória da sua paixão e ressurreição; definem os atos e atitudes características da vida cristã; são as promessas paradoxais que sustentam a esperança no meio das tribulações; anunciam aos discípulos as bênçãos e recompensas já obscuramente adquiridas; já estão inauguradas na vida da Virgem Maria e de todos os santos (CIC 1717).

Assuntos As Bem-Aventuranças (S. Mateus 05,01-12)
Introdução 1 Ao ver aquela multidão de povo, Jesus subiu ao monte. Quando sentou-se, os discípulos se aproximaram dele.2 Tomou a palavra e começou ensinar:
Pobreza 3 Felizes os que têm espirito de pobre, porque deles é o reino dos céus.
Choro 4 Felizes os que choram, porque serão consolados.
Mansidão 5 Felizes os mansos, porque possuirão a Terra.
Justiça 6 Felizes os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados.
Misericórdia 7 Felizes os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia.
Pureza 8 Felizes os puros de coração, porque verão a Deus.
Paz 9 Felizes os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus.
Perseguição pela Justiça 10 Felizes os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus.
Perseguição por Jesus 11 Felizes sereis quando vos insultarem e perseguirem e, por minha causa, disserem todo tipo de calunia conta vós.
Recompensa 12 Alegrai-vos e exultai, porque grande será a vossa recompensa nos céus. Foi assim que perseguiram os profetas antes de vós”.