A Páscoa

Festa cristã que Celebra a Ressurreição de Cristo, a Páscoa (originário do hebraico Pessach), significa passagem, está diretamente ligada a Páscoa Judaica e é considerada a maior e mais importante festa do cristianismo e que teria ocorrido no ano 30 ou 33 DC.

Na festa da Páscoa os cristãos celebram a Ressurreição de Jesus Cristo.

Os cristãos comemoram o fato de Jesus assumir a culpa que pesava sobre a humanidade e restituir a amizade plena entre Deus e os homens, eliminando de uma vez por toda a condenação eterna.

“Em verdade, ele tomou sobre si nossas enfermidades, e carregou os nossos sofrimentos: e nós o reputávamos como um castigado, ferido por Deus e humilhado.

Mas ele foi castigado por nossos crimes, e esmagado por nossas iniqüidades; o castigo que nos salva pesou sobre ele; fomos curados graças às suas chagas.

Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas, seguíamos cada qual nosso caminho; o Senhor fazia recair sobre ele o castigo das faltas de todos nós.

Foi maltratado e resignou-se; não abriu a boca, como um cordeiro que se conduz ao matadouro, e uma ovelha muda nas mãos do tosquiador. (Ele não abriu a boca.)

Por um iníquo julgamento foi arrebatado. Quem pensou em defender sua causa, quando foi suprimido da terra dos vivos, morto pelo pecado de meu povo?

Foi-lhe dada sepultura ao lado de fascínoras e ao morrer achava-se entre malfeitores, se bem que não haja cometido injustiça alguma, e em sua boca nunca tenha havido mentira.

Mas aprouve ao Senhor esmagá-lo pelo sofrimento; se ele oferecer sua vida em sacrifício expiatório, terá uma posteridade duradoura, prolongará seus dias, e a vontade do Senhor será por ele realizada.

Após suportar em sua pessoa os tormentos, alegrar-se-á de conhecê-lo até o enlevo. O Justo, meu Servo, justificará muitos homens, e tomará sobre si suas iniqüidades.

Eis por que lhe darei parte com os grandes, e ele dividirá a presa com os poderosos: porque ele próprio deu sua vida, e deixou-se colocar entre os criminosos, tomando sobre si os pecados de muitos homens, e intercedendo pelos culpados. (Isaias 53, 4-12)

 

DESTAQUES
A Entrada triunfal em Jerusalém
A Instituição da Eucaristia

A Paixão

A Crucificação

A Ressurreição

A Ascenção

 

Como a Páscoa Judaica, a  Páscoa Cristã é o evento culminante de um processo de libertação que os Cristãos Católicos comemoram desde o Domingo de Ramos, a qual da-se o nome de Semana Santa, passando pela Instituição da Eucaristia e sua crucificação na Sexta-Feira Santa e no grande dia de espera que é o Sábado Santo.

 

      VER TAMBÉM         
Páscoa Judaica

 

Referências:

Livros 

Bíblia Católica – Editora Ave Maria

Catecismo da Igreja Católica

Compendio do Catecismo da Igreja Católica

Site:

http://pt.wikipedia.org/wiki/P%C3%A1scoa