Corpus Christi

A festa de Corpus Christi é uma solenidade católica e que cuja sua expressão derivada do Latin significa Corpo de Cristo. Costumeiramente a solenidade é referida pelos os fiéis católicos como Festa do Corpo de Cristo. A solenidade de Corpus Christi é realizada anualmente numa quinta-feira, sempre após o domingo em que se comemora a festa da Santíssima Trindade; ela consiste na manifestação publica de reverencia ao Santíssimo Sacramento da Eucaristia, para isso, o Código de Direito Canônico da Igreja Católica Apostólica Romana faz a seguinte orientação no seu cânone 944:

Cân. 944 — § l. Onde, a juízo do Bispo diocesano, for possível, para testemunhar publicamente a veneração para com a santíssima Eucaristia faça-se uma procissão pelas vias públicas, sobretudo na solenidade do Corpo e Sangue de Cristo.

§ 2. Compete ao Bispo diocesano estabelecer normas sobre as procissões, com que se providencie à participação e dignidade delas.

A origem da Festa de Corpus Christi

Originada no Século XIII, a festa do Corpo e Sangue de Cristo, foi instituída pelo Papa Urbano IV com a Bula Papal “Transiturus de hoc mundo”, proclamada em 11 de agosto de 1264; para isso, o milagre Eucarístico de Orvieto/Bolsena foi fundamental para que o Papa Urbano IV, proclamasse a festa. Na ocasião, ao consagrar a hóstia, as pessoas reunidas na Tumba de Santa Cristina viram escorrer sangue que banhou os paramentos e os linhos litúrgicos.

Por causa do ocorrido, o Papa mandou que fossem trazidas as relíquias de Bolsena a Orvieto. No dia, 19 de julho de 1264, o Papa, alguns cardeais e uma multidão de fiéis, fizeram uma solene procissão pelas ruas da cidade, sendo assim, configurada como a primeira procissão de Corpus Christi que se tem notícia.

Na época, o decreto do Papa Urbano IV, teve pouca repercussão, o papa morreu em 02 de outubro de 1264. No entanto, a solenidade se propagou por algumas igrejas da Europa, com destaque na diocese de Colônia, Alemanha, onde a festa é celebrada desde 1270. A manifestação publica como procissão foi muito difundida na cidade de Colônia , passando a ser celebrada na Alemanha, depois na França e na Itália.

 

No Brasil

No Brasil, a tradição de se fazer os tapetes de ruas acontece em inúmeras cidades, geralmente com voluntários que começam os preparativos dias antes da solenidade e varam a noite que antecede a festividade trabalhando. Os tapetes confeccionados para a passagem do Corpo de Cristo, faz um paralelo a Entrada Triunfal de Jesus em Jerusalém Evangelho de São Mateus 21, 1-11 (“A maior parte da multidão estendia as suas capas pela estrada, e outros cortavam ramos de árvores e os espalhavam no caminho”. As turbas que lhe precediam e as que o seguiam, clamavam: Hosana ao filho de Davi! Bendito aquele que vem em nome do Senhor! Hosana nas maiores alturas!” Evangelho de São Mateus 21, 8-9.).

Feriado de Corpus Christi

As festas móveis são aquelas que dependem da Páscoa, e que podem ocorrer entre 22 de março e 25 de abril. Tais datas festivas ou de guarda não são feriados nacionais, mas podem ser alvo de feriados municipais, conforme prevê a lei nº 9.093/1995.:

Carnaval (terça-feira) – quarenta e sete dias antes da Páscoa

Sexta-feira Santa ou Paixão de Cristo – a sexta-feira imediatamente anterior

Sábado da Solene Vigília Pascal – o sábado de vésperaPentecostes – o sétimo domingo após a Páscoa.

Domingo da Santíssima Trindade – Domingo após o Pentecostes.

Corpus Christi – a quinta-feira imediatamente após o Domingo da Santíssima Trindade.

Sobre o Corpus Christi – É uma data em que a Igreja Católica Apostólica Romana comemora com Solene Procissão o Sacramento da Eucaristia, devido à impossibilidade de fazê-lo no dia de sua instituição, a Quinta-Feira Santa, uma vez que na Semana Santa não se recomendam manifestações de júbilo. É um feriado comum instituído por vários municípios do Brasil, apesar de não ser um feriado nacional é comemorado como se fosse.

A tradição dos tapetes

É uma das mais tradicionais festas do Brasil e é comemorado no país desde a chegada dos portugueses.

A tradição de fazer o tapete com folhas e flores vem dos imigrantes açorianos. Essa tradição praticamente desapareceu em Portugal continental, onde teve origem, mas foi mantida nos Açores e nos lugares onde chegaram seus imigrantes, como por exemplo Florianópolis.

O barroco enriqueceu esta festa com todas as suas características de pompa. Em todo o Brasil esta festa adquiriu contornos do barroco português. Corpus Christi é celebrado desde a época colonial com uma profusão de cores, música expressões de grandeza.

Na confecção dos tapetes são usados inúmeros tipos de materiais como:

Areia, Borra de café, Serragem colorida, Farinha, Tampinhas de garrafas, Flores, Folhas, Sal, entre outras.

As pessoas confeccionam esses tapetes pelas ruas, expressando imagens sacras e figuras relativas ao assunto, até mesmo frases de júbilo são escritas. Para que depois de pronto sirva o tapete para a passagem do Corpo do Senhor em procissão, seguida depois pelos fiéis.

Referencias:

http://www.cancaonova.com/portal/canais/formacao/internas.php?e=12394  – História da Solenidade de Corpus Christi

http://www.vatican.va – Código de Direito Canônico

http://pt.wikipedia.org/wiki/Feriados_no_Brasil – Feriados Nacionais

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9093.htm – Decreto presidencial sobre os feriados nacionais – Presidente Fernando Henrique Cardoso

Veja ainda:

Eucaristia

Santa Juliana de Cornillon

Fique sabendo:

Países onde A Festa de Corpus Christi é considerada Feriado Nacional