Páscoa Judáica

A Páscoa Judaica ou Pessach, é descrita no livro do Êxodo 12, é o evento culminante de todo um processo de libertação do povo hebreu. E sua instituição está descrita na Torá no livro de Êxodo 12, 14 “Conservareis a memória daquele dia, celebrando-o com uma festa em honra do Senhor: fareis isso de geração em geração, pois é uma instituição perpétua.” É uma das mais importantes festas do calendário judaico, celebrada por 8 dias e onde é comemorado o êxodo dos israelitas do Egito, da escravidão para a liberdade, do Egito para Israel.

 

Histórico

Segundo o mesmo livro do Êxodo, a pascoa esta ligada a ultima praga enviada por Deus através de Moisés .

Com a finalidade de conquistar a libertação do seu povo, Moises retorna ao Egito já com 80 anos para exigir do Faraó.

Diante das negativas do Faraó, são enviadas por Deus 10 pragas, conhecidas como “as dez pragas do Egito”:

01 – Transformação das águas em sangue

02 – Rãs

03 – Proliferação dos mosquitos

04 – Moscas

05 – Mortandade dos animais

06 – Úlceras na pele

07 – Saraiva de fogo

08 – Ataques dos gafanhotos

09 – Dias de trevas

10 – Morte dos primogênitos

 

A décima praga descrita acima, fala da passagem do Anjo exterminador sobre o Egito, afim de tirar a vida dos primogênitos de toda a natureza (Faraó, escravos e animais), no entanto, dos hebreus e até mesmo dos egípcios que seguissem as instruções de Deus, estes seriam poupados.

 

Os Preparativos da primeira Pessach

As instruções ligadas a proteção e libertação da morte dos primogênitos (ver o Livro do Êxodo cap. 12 – 15, 21) , implicava no sacrifício de um cordeiro sem defeito , onde seu sangue deveria ser passado sobre as duas ombreiras e nos batentes da porta (Ex. 12, 7). Esse ato, seria o sinal para que o Anjo do senhor passasse sobre as casas e não ferisse os primogênitos hebreus. (Ex. 12,13)

Todos os primogênitos egípcios, desde o filho do Faraó até o dos escravos e prisioneiros, e até mesmo dos animais foram mortos naquela noite. (Ex. 12,12)

Nesta mesma noite, os hebreus deveriam comer a carne dos cabritos assada no fogo com pães sem fermento e ervas amarga. (ver Êxodo 12, 8-11)

 

Referências:

Livros:

Bíblia Católica – Editora Ave Maria

Catecismo da Igreja Católica

Compêndio do Catecismo da Igreja Católica

 

Sites:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pessach    (Páscoa Judáica)

http://pt.wikipedia.org/wiki/Dez_pragas_do_Egito   (Pragas do Egito)

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mois%C3%A9s      (Moisés)